VOCÊ PRECISA SABER

HOME > VOCÊ PRECISA SABER



HOME > VOCÊ PRECISA SABER




VOCÊ PRECISA SABER


O que fazer quando alguém desmaia?

O desmaio é uma defesa do organismo, que, assim como um gerador sobrecarregado, desliga-se repentinamente. É uma reação imediata do nosso corpo quando falta oxigênio no cérebro.

Publicada em: 02/05/2019



Uma imagem chamou a atenção de muita gente na TV nestes dias: a jogadora de vôlei Jaqueline estava dando uma entrevista ao vivo para o SporTV quando, do nada, desmaiou. Numa situação dessas, muita gente não sabe o que fazer. Devemos dar sal ou açúcar? O desmaio é uma defesa do organismo, que, assim como um gerador sobrecarregado, desliga-se repentinamente. É uma reação imediata do nosso corpo quando falta oxigênio no cérebro. No caso da Jaqueline, o desmaio foi causado pelo calor. Ocorre então uma queda da pressão, pois a temperatura corporal interna está muito alta e o corpo precisa perder calor rápido.

Todas as pessoas em situação de extremo estresse físico ou emocional podem desmaiar. Na maioria das vezes, eles não indicam doenças graves. Entretanto, pode indicar um problema de saúde sério. É importante descobrir a causa do desmaio. Existem várias causas, desde simples até grave. Baixa de glicose no sangue, problemas psicológicos, psiquiátricos, arritmias cardíacas. Sempre que a pessoa tem um desmaio, ela deve procurar um médico.

O que fazer?
Antes do desmaio, a pessoa pode começar a sentir sudorese, palidez, calor, náusea, visão turva e palpitações. Com estes sintomas, é preciso se deitar imediatamente, porque o desmaio é rápido e na queda a pessoa pode se machucar. "É preciso segurar, amparar a pessoa que está desmaiando", explica a médica Ana Escobar.

Para melhorar o fluxo sanguíneo no cérebro, é preciso levantar as duas pernas para cima. Naturalmente o fluxo de sangue irá voltar ao normal e a pessoa irá acordar. As pessoas podem se sentir confusas ao acordar, mas costumam se lembrar do ocorrido.

Após o desmaio
Depois que a pessoa voltar do desmaio, deixe-a calma e faça algumas perguntas a respeito da alimentação. Falta de glicose pode ser uma das causas. Então, comer algo mais açucarado pode ajudar no controle. O sal, depois de um tempo, pode ajudar a elevar a pressão sanguínea, se a pessoa estiver ainda com a pressão muito baixa. Sempre ofereça água.

Tem como prevenir o desmaio?
Algumas atitudes podem ajudar a evitar o desmaio. São elas:

Evitar ficar em pé por períodos longos
Beber bastante água, pois ela ajuda a aumentar a pressão arterial
Evitar álcool
Evitar ambientes quentes ou fechados
Movimentar as pernas e panturrilhas enquanto estiver em pé
Se começar a sentir algo estranho, deitar com as pernas elevadas
Se sentir que vai desmaiar, deitar ou ficar perto do chão para não se machucar na queda

Fonte: G1
Edição: F.C.



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: