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Sua academia em qualquer lugar

Algumas dicas podem ajudar a aproveitar o melhor das ruas sem precisar recorrer às academias.

Publicada em: 08/10/2012



É possível incluir atividade física em nosso cotidiano, usando o espaço público, mesmo em grandes centros urbanos. Algumas dicas podem ajudar a aproveitar o melhor das ruas.

Corridas longe da poluição

Inúmeras pesquisas comprovam que fazer atividade física em ambiente muito poluído é mais prejudicial à saúde do que não fazer. Isso não é desculpa para não se exercitar. A saída é usar avenidas em horários de menor movimento de carros ou buscar ruas e caminhos menos movimentados para fazer sua corrida. Nos fins de semana, o ideal é ir a um parque ou usar uma ciclovia arborizada para praticar.

Caminhada como meio de locomoção

Já pensou em trocar carro, ônibus ou metrô por caminhadas para pequenas distâncias? É possível fazer isso em vários momentos do dia. No horário do almoço, procure um restaurante que fique a 2 ou 3 quilômetros de distância de seu trabalho. Caminhando a uma velocidade confortável, leva uns 30 minutos para ir e voltar. Alguém que caminha cerca de 5, 6 quilômetros por dia é considerado ativo, fortalece seu organismo e livra-se de várias doenças.

Escadas que emagrecem

Trocar elevador e escadas rolantes pelas convencionais é uma atitude inteligente. O exercício de subir degraus é tão eficaz que várias marcas de aparelhos de musculação desenvolveram uma pequena escada rolante para os frequentadores de academia fortalecerem seus membros inferiores, com altíssimo gasto calórico. Subir apenas três andares de escada equivale a uma caminhada de dez minutos. Isso pode ser feito de forma fracionada. Se você trabalha no 6o andar, pode subir de elevador até o 3o, e o restante de escada. Com o tempo, subir três andares ficará fácil, e você pode subir mais andares e mais vezes ao dia.

Musculação em estações públicas

Várias cidades já contam com aparelhos para exercícios físicos em parques. Eles simulam caminhada, corrida, ajudam a desenvolver força e a alongar. São ótimas opções para quem quer exercitar-se. É possível trabalhar diversos grupos musculares nessas estações. Quando usado com regularidade, esse espaço torna-se um ponto de encontro. É possível fazer amigos, algo altamente estimulante para manter a regularidade
das atividades físicas.


*Marcio Atalla é professor de educação física e consultor do quadro "Medida certa", do Fantástico da Globo

Fonte: Época
Edição: A.N.
08/10/2012


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