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Pular corda melhora a capacidade cardiorrespiratória e queima calorias

Além disso, os saltos tonificam a musculatura das pernas e promovem também o fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

Publicada em: 17/05/2016



O maior treinamento da corda é o cardiorrespiratório. Esse é o principal benefício da atividade. O exercício exige muito fôlego e pode levar um tempo até a pessoa se adaptar, também vai muito de como ela usa a respiração. Segundo a professora Deborah Povoleri, é possível ter um ótimo treino de quinze minutos associando a prática com flexões de braços, abdominais e agachamentos. Lembra-se de quando era criança e entre as diversas brincadeiras estava pular corda? Saiba que mesmo adulto ainda dá para se divertir pulando e de quebra queimar calorias, melhorar a capacidade cardiorrespiratória e o desempenho nas modalidades esportivas.

– Os benefícios de pular corda são os mesmos da corrida. Por exemplo, desenvolvimento da agilidade e o alto gasto calórico. E é uma atividade que pode ser praticada em qualquer lugar, a qualquer hora do dia. Você pode associar com flexões de braços, abdominais, agachamentos e assim já tem um ótimo treino de quinze minutos – explica a professora de crossfit Deborah Povoleri.

De acordo com Deborah, o principal benefício é a melhora da capacidade cardiorrespiratória. Além disso, os saltos tonificam a musculatura das pernas e promovem também o fortalecimento dos ossos, prevenindo a osteoporose.

– O maior treinamento da corda é o cardiorrespiratório. Esse é o principal benefício da atividade. O exercício exige muito fôlego e pode levar um tempo até a pessoa se adaptar, também vai muito de como ela usa a respiração.

Melhor que bicicleta?

Pular corda também é um ótimo meio de melhorar o condicionamento físico. Segundo Deborah, ajuda mais que andar de bicicleta, pois o praticamente acaba sustentando todo o peso do corpo.

– Esse tipo de condicionamento é transferido para outra atividade. É um ótimo exercício para quem procura mais resistência, ou quer melhorar o desempenho na corrida ou no esporte favorito. Na verdade, os benefícios de pular corda são passados para as outras modalidades que a pessoa praticar – explica Deborah.

Para a professora, até quem não tem muita coordenação motora conseguirá praticar. Durante as aulas, são usadas técnicas para que a pessoa entre no ritmo e consiga evoluir. Treinar diariamente também ajudará a acelerar o processo.

– Todo mundo pode fazer, a não ser que sinta dor no tornozelo ou joelho, é preciso sempre consultar o médico antes. Quem tem uma musicalidade e coordenação aprende mais rápido. Durante a aula existem etapas como pular sem a corda e marcar o tempo batendo palma. É como qualquer outro aprendizado e quando o aluno consegue é uma conquista. Isso acaba também servindo de motivação para continuar – finaliza.

Para começar, Deborah explica que o recomendado é de 10 a 15 minutos intervalados, sendo 30 segundos pulando e outros 30 descansando. Quando isso se tornar fácil, deve-se aumentar o tempo de corda e diminuir o de descanso, até que consiga realizar o tempo total sem pausa.

Fonte: educacaofisica.com.br
Edição: F.C.



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