VIDA LEGAL

HOME > VIDA LEGAL



HOME > VIDA LEGAL




VIDA LEGAL


Prática de futebol na idade adulta ajuda a prevenir quedas e fraturas na velhice

Aqueles que jogam futebol regularmente dos 20 aos 40 anos de idade apresentam melhor função muscular e equilíbrio aos 70 anos, diz estudo.

Publicada em: 09/04/2010



Pessoas que praticam futebol nos momentos de lazer em boa parte de suas vidas podem estar mais protegidos contra quedas e fraturas ósseas quando chegarem à terceira idade, segundo estudo realizado em sete países e recentemente publicado no Scandinavian Journal of Medicine and Science in Sports. De acordo com os autores, aqueles que jogam futebol regularmente dos 20 aos 40 anos de idade apresentam melhor função muscular e equilíbrio aos 70 anos, além de maiores massa e densidade óssea.

?A pesquisa mostra que homens de 70 anos que jogaram futebol a maior parte de suas vidas como lazer têm equilíbrio e força muscular rápida tão boa quanto pessoas com 30 anos não treinadas, e melhor equilíbrio e força muscular do que seus pares?, destacou o pesquisador Peter Krustrup.

Um exemplo disso é que nos testes de equilíbrio sobre uma perna, os idosos sedentários maior parte da vida tiveram duas vezes mais quedas do que os idosos que costumam jogar futebol no passado.

Os especialistas destacam que mesmo quantidades relativamente pequenas de treinamento podem fazer uma grande diferença em longo prazo. ?Durante os jogos e treinamentos de futebol, os jogadores dão muitos piques, voltas, chutes e freadas.

Essa combinação de ações ajudam a alcançar um impacto variável nos ossos que parecem oferecer um melhor estímulo para a mineralização óssea do que a corrida?, concluíram os autores.

 

Fonte: Boa Saúde
Edição: F.C.
09.04.2010



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: