VIDA LEGAL

HOME > VIDA LEGAL



HOME > VIDA LEGAL




VIDA LEGAL


Pausas na academia não devem ultrapassar 10 dias

Essa informação é importante porque ajuda a programar os períodos de descanso, seja pelo cansaço acumulado, por falta de tempo ou por imprevistos que possam nos afastar da atividade física.

Publicada em: 06/02/2013



Os frequentadores de academia sempre perguntam: ?Em quanto tempo começarei a perder massa muscular se eu parar de treinar??. Essa informação é importante porque nos ajuda a programar os períodos de descanso, seja pelo cansaço acumulado, por falta de tempo ou por imprevistos que possam nos afastar (temporariamente, espero) da atividade física.

Para responder a esta pergunta ? que não é nada simples ?, um grupo de pesquisadores reuniu pessoas dispostas a submeter-se a um treinamento para depois interrompê-lo, permitindo a realização de dolorosas e invasivas biópsias musculares. O estudo investigou a área de secção transversa dos músculos (massa muscular) antes (pré) do início dos treinos, e os efeitos sobre ela de treinamentos de musculação após trinta dias (T30) e após noventa dias (T90). Novas análises foram feitas três (D3), dez (D10) e trinta (D30) dias após a interrupção das atividades.

Abaixo, podemos visualizar os efeitos do Treinamento e Destreinamento.

gráfico massa


O gráfico nos ajuda a constatar que os indivíduos submetidos ao treino de musculação foram aumentando a massa muscular após trinta (T30) e noventa (T90) dias de exercícios regulares. Por outro lado, após dez (D10) e trinta (D30) dias de repouso,  os ganhos foram sendo reduzidos, até que voltassem ao resultado inicial. O mais interessante foi notar que, após três dias de descanso, foram observados os maiores ganhos em termos de massa muscular.

O resultado pode indicar que sejam necessários períodos de descanso de dois ou três dias após uma sucessão de semanas em atividade intensa.

Outra descoberta interessante: mesmo após dez dias sem treinos, a quantidade de massa muscular adquirida ainda resiste. Essa notícia é animadora.

Em outras palavras, não há motivo para desanimar após uma semana parado, achando que todos os ganhos foram perdidos.  Só não dá para ?esticar? o descanso para um mês, pois aí sim voltaremos ao estágio inicial.

Fonte: Veja
Edição: A.N.
06/02/2013



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: