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Ginástica aeróbica também ajuda a perder peso

Em termos de benefícios para saúde, não há dúvidas. As aulas ajudam a melhorar a condição cardiorrespiratória e a viver melhor e com mais disposição.

Publicada em: 25/04/2013



Falamos muito sobre musculação, corrida, treinos em bicicleta. Enfim, as estratégias para fazer as pazes com a balança. No entanto, entre os frequentadores ou não de academia há aqueles que simplesmente não querem ?puxar ferro? ou investir nos exercícios cardiovasculares. Para estes, será que as aulas oferecidas pelas academias ajudam a reduzir a gordura corporal?

Em termos de benefícios para saúde, não há dúvidas. As aulas ajudam a melhorar a condição cardiorrespiratória e a viver melhor e com mais disposição. Mas é possível voltar a subir na balança sem medo após encarar uma ?temporada? de aulas de ginástica?

Para responder à essa questão, recorremos a estudos que investigaram os benefícios das aulas oferecidas pelas academias. Encontramos uma pesquisa¹ que avaliou 43 mulheres com idade entre 15 e 35 anos. Elas foram dividas em três grupos: o Grupo Experimental 1 (GE 1), que realizou 3 aulas semanais com 1 hora cada; o Grupo Experimental 2 (GE 2),  que realizou 2 aulas semanais com 1 hora cada; e o terceiro foi um Grupo Controle (GC), que se manteve sedentário.

Resultado? Após 11 semanas (quase três meses), tanto o GE 1 como o GE 2 apresentaram queda na taxa de gordura corporal. Como era de se esperar, o GC (que manteve-se sem atividade física), não emagreceu.

O GE 1 obteve uma redução mais expressiva, justamente por realizar uma sessão a mais de Ginástica Aeróbica. Ainda assim, mesmo com apenas 2 horas semanais (GE 2), é possível reduzir um pouco a gordura corporal.

Abaixo, uma análise gráfica sobre os resultados.

Como podemos verificar, praticar ginástica aeróbica três vezes por semana resultou uma diminuição de 21,7% para 20% na taxa de gordura corporal, enquanto duas sessões semanais ajudaram um pouco menos (de 20,7% para 19,9%).

Está dado o recado: se você não gosta de esteira, bike e nem de musculação, faça aulas de ginástica. Só não pode ficar totalmente parado!

¹ Aquini, L. F. P. M. A Efetividade de um Programa de Treinamento em Ginástica Aeróbica Sobre o Percentual de Gordura Corporal em Jovens do Sexo Feminino. Efdeports.com. Buenos Aires, año 10, no 69.

Fonte: Veja
Edição: F.C.
25.04.2013


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