VIDA LEGAL

HOME > VIDA LEGAL



HOME > VIDA LEGAL




VIDA LEGAL


Exercícios físicos podem ser ótimos remédios contra estresse e ansiedade

Com a rotina puxada do dia-a-dia, é natural que as pessoas fiquem cada vez mais estressadas.

Publicada em: 21/10/2013



Com a rotina puxada do dia-a-dia, é natural que as pessoas fiquem cada vez mais estressadas. Entretanto, os exercícios físicos podem ser grandes aliados no combate dessas tensões diárias. Além disso, a prática regular de atividades físicas melhora o condicionamento cardiovascular, evita a obesidade, o sedentarismo e uma série de doenças.

?Quando a pessoa pratica, está liberando várias substâncias na corrente sanguínea que aumentam a sensação de bem estar e prazer. A principal é a endorfina, substância natural produzida pelo cérebro durante e pós-exercício físico. A endorfina é considerada um analgésico natural, reduzindo o estresse e a ansiedade, aliviando as tensões e sendo até recomendado no tratamento de depressões leves?, explica o consultor técnico do Programa Academia da Saúde do Ministério da Saúde, Fábio Carvalho. Confira entrevista sobre o assunto:

Como a prática de exercícios físicos ajuda a aliviar o estresse?
Durante a prática de exercício físico, o organismo produz uma substancia natural, a endorfina, que ajuda a aliviar o estresse, ansiedade e mal estar.


Quais são os tipos de exercícios que mais contribuem para isso?
As melhores atividades físicas para controlar o estresse são aqueles que trazem prazer ao praticante. As atividades introspectivas como a ioga e o tai chi chuan são boas opções. É importante ressaltar que exercícios que demandam maior movimentação corporal e gasto energético também podem ser opções, desde que o praticante se sinta bem. Nesses casos, a sensação de relaxamento ocorrerá após o exercício.


As práticas corporais e atividades físicas são fatores importantes na promoção da saúde?
Sim, além de serem importantes no tratamento e reabilitação de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e seus fatores de risco, como as doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão arterial, obesidade e dislipidemias, entre outras. Para isso, é necessário que o componente aeróbico seja predominante, mas também deve haver o componente anaeróbico, força ou resistência muscular de alongamento, flexibilidade e, ainda, que se alcance determinado volume e intensidade.


Como os exercícios físicos ajudam na melhora de desempenho no trabalho?
Normalmente as pessoas que trabalham sentadas, além de acumular energia e estresse, também podem sofrer com a fadiga devido ao esforço cognitivo da atividade laboral. Assim, podem chegar ao fim do dia sem disposição para as práticas corporais e atividades físicas. Os exercícios ajudam a melhorar a disposição no trabalho, além de melhorar a qualidade de vida dos praticantes, pois ocorre o fortalecimento das estruturas musculares e esqueléticas, evitando assim o sedentarismo e as doenças decorrentes e associadas.


A musculação é recomendada em casos de estresse e ansiedade?
É um ótimo exercício para se fazer, desde que seja bem orientado pra que não ocorram lesões. Quando se pratica a musculação, melhora-se a postura e se fortalece as estruturas musculoesqueléticas, reduzindo e até cessando dores articulares e musculares. Claro que podemos fazer outros tipos de exercícios, mas não podemos fugir dos exercícios resistidos, pois vários estudos comprovam a sua eficácia, benefícios e segurança.


Atividades físicas para idosos devem ser diferenciadas?
Caso o idoso nunca tenha praticado atividade física, é prudente iniciar por modalidades que possuam pouco impacto e, principalmente, tenham um volume e intensidade baixos. A priori não há nenhuma restrição para esse ciclo de vida. É essencial que as condições de saúde do idoso seja avaliadas por um médico.


Quais são os cuidados necessários para começar a praticar alguma atividade física?
As pessoas devem buscar modalidades de práticas corporais e atividades físicas que tragam não só benefícios corporais, mas também que permitam o aumento do circulo social e convivência, de compartilhamento de objetivos, aflições, soluções e respostas para as mais variadas situações que a vida apresenta.  As atividades do Programa Academia da Saúde para os trabalhadores são as mesmas para os demais participantes: práticas corporais e atividades físicas, promoção da alimentação saudável, produção de modos de vida saudáveis e Educação em Saúde, entre outras.

Fonte: Blog da Saúde
Edição: F.C.
21.10.2013


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: