VIDA LEGAL

HOME > VIDA LEGAL



HOME > VIDA LEGAL




VIDA LEGAL


Atividade física e circulação: respiração correta durante os exercícios e prevenção de varizes

A prática correta de atividade física auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares.

Publicada em: 28/02/2014



Muito se fala sobre atividade física e o aparecimento de problemas circulatórios, especificamente o desenvolvimento de varizes. Contudo angiologistas orientam que neste caso a prática incorreta de exercícios é a verdadeira causa no aparecimento dessa doença. ?Varizes são veias que se tornam doentes e, por isso, ficam tortuosas alongadas e dilatadas?, explica o especialista em angiologia, José João Lopes. ?Elas se desempenham de forma alterada, dificultando a circulação do sangue e são consideradas uma doença multi fatorial, ou seja, existem vários fatores que contribuem para o aparecimento. Os principais são a hereditariedade, gravidez, obesidade, cigarro, alterações hormonais (principalmente o uso de anticoncepcionais e a reposição hormonal) e a vida sedentária.?

A prática correta de atividade física auxilia a circulação, já que os maiores troncos venosos estão localizados juntos aos grupamentos musculares. Ao se contrair, o músculo também contrai as veias subjacentes que, por sua vez, têm válvulas que permitem apenas que o fluxo sanguíneo suba.

Para que o fluxo venoso vença a força da gravidade e prossiga na sua trajetória normal, é necessária a contração muscular, além de uma respiração correta, que consiste na pressão abdominal negativa, isto é, uma expiração total. Assim sendo, músculos enrijecidos são um fator determinante no funcionamento do sistema circulatório.

?Exercícios físicos intensos, como a musculação, geram varizes apenas quando praticamos incorretamente e isso inclui também a respiração?, orienta o angiologista e cirurgião vascular Ary Elwing. ?Uma respiração abdominal correta consiste numa expiração total sempre que haja contração do abdome. O que mais notamos é que as pessoas não ?soltam? o ar durante a contração abdominal. Deste modo o ar reprimido aumenta a pressão intra-abdominal, dificultando o retorno venoso. Isso, somado a uma hereditariedade, por exemplo, gera como principal conseqüência as varizes?, orienta Elwing.

O pé também é um fator preponderante na circulação. ?Na planta do pé há um tecido semelhante a uma esponja, que é comprimido ao caminharmos. Neste processo acontece um movimento de flexão e extensão que auxilia a volta do sangue ao coração?, esclarece Lopes. Durante as atividades físicas o correto é sempre utilizar tênis anatômicos e leves.

Quanto à utilização de pesos nas práticas físicas, os especialistas indicam novamente que apenas o uso incorreto acarreta malefícios. ?Se o peso dificultar ou impossibilitar a respiração adequada durante o exercício, há novamente uma maior possibilidade de desenvolver problemas circulatórios?, alerta Ary Elwing.

?Qualquer prática de atividade física beneficia a circulação dos membros inferiores, desde que tenha orientação de um profissional e que a respiração seja executada corretamente?, finaliza.

Dicas

Use roupas leves e que não apertem a cintura; sempre utilize tênis leves e anatômicos, nunca use com saltos; lembre-se que a respiração durante o exercício é muito importante. Ao fazer pressão intra-abdominal, expire. Esta prática facilita o retorno venoso; o peso não é fator prejudicial, desde que um profissional capacitado indique o peso adequado para cada tipo de exercício.

Deste modo, não há interferências na respiração e, consequentemente, não prejudica o fluxo sanguíneo. É muito importante que pessoas com problemas circulatórios procurem um angiologista antes de adotar uma rotina de atividades física. 

Fonte: Sentir Bem
Edição: F.C.



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: