VIDA LEGAL

HOME > VIDA LEGAL



HOME > VIDA LEGAL




VIDA LEGAL


Aprenda exercícios funcionais que podem ser feitos em casa ou na praia

Veja abaixo como realizá-los e dicas dos especialistas para ficar em forma.

Publicada em: 17/12/2013



Todo mundo quer ficar com o corpo em forma para chegar bem na praia durante as férias de fim de ano. Mostramos aqui alguns exercícios do treinamento funcional que podem ser feitos em casa ou na praia e ainda ajudam a fortalecer o corpo. O treino funcional melhora a habilidade e aptidão para realizar movimentos cotidianos, como agachar, levantar, puxar, empurrar e saltar, por exemplo. Fora isso, esse treinamento melhora ainda o desempenho na atividade física e ajuda a prevenir lesões musculares.

No entanto, para começar a praticar, é preciso energia - um bom café da manhã é fundamental para evitar os riscos de se exercitar em jejum. Antes de começar, é importante fazer um alongamento, que ajuda a aumentar a amplitude da musculatura e, ao mesmo tempo, promove o aquecimento das articulações e dos músculos.

Para isso, a dica é se espreguiçar elevando os braços acima da cabeça, fazendo movimentos circulares com os punhos; depois levantar e abaixar os braços nas laterais; girar o tronco; fazer pequenos agachamentos; dar saltos curtos no mesmo lugar e com a ajuda de outra pessoa e levar as pernas para frente e para trás.

Ao se exercitar na praia, no entanto, como o piso é um pouco instável, é bom tomar cuidado - de acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, se a areia for muito fofa, é melhor fazer os movimentos descalço; mas se a areia for um pouco mais firme, já dá para colocar um tênis.

É importante ainda se preocupar com a proteção solar, mesmo em dias de céu fechado - o ideal é aplicar meia hora antes de ir para a praia e com fator de proteção de, no mínimo, 30.

O preparador físico José Rubens D'Elia ensina ainda alguns exercícios funcionais para ajudar a melhorar o equilíbrio - basta levantar e dobrar uma das pernas e esticar os braços na lateral, mantendo a posição com os olhos abertos para não desequilibrar. O especialista afirma ainda que dar pequenos saltos para um lado e para o outro, para frente e para trás, e dar pequenos trotes na areia, são exercícios do treino funcional que ajudam a trabalhar os músculos. 

Beach tennis
Outro esporte que está ganhando adeptos no verão é o beach tennis, ou tênis de praia.
A raquete é parecida com a do frescobol e a bolinha lembra muito a do tênis tradicional, mas o benefício de se exercitar ao ar livre é o que mais atrai as pessoas. 

Fonte: G1
Edição: F.C.
17.12.2013


Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: