TIRE SUAS DÚVIDAS

HOME > TIRE SUAS DÚVIDAS



HOME > TIRE SUAS DÚVIDAS




TIRE SUA DÚVIDA


Meu exame de Fan constou reagente apenas para Nucléolo. Os outros deu não reagente. Devo me preocupar???

Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre questões médicas, criamos a seção Tire suas dúvidas.

Publicada em: 14/08/2018



Pergunta

Meu exame de Fan constou reagente apenas para Nucléolo. Os outros deu não reagente.
Conclusão: Padrão Nucleolar Homogeneo 1/80.
Devo me preocupar??? Eu li em algumas pesquisas que valoresde 1/40,1/60,1/80  são valores baixos e não são indicativos de doenças auto-imunes. Então agora fiquei na dúvida quanto ao meu resultado.



Resposta

Olá! O FAN é um exame laboratorial cuja positividade decorre da presença de auto-anticorpos dirigidos contra elementos celulares presentes no núcleo , citoplasma, nucléolo ou outras estruturas. Porém, cerca de 15 % das pessoas saudáveis podem ter FAN positivo, ou seja, um resultado alterado nem sempre implica na presença de uma doença reumática auto-imune.

Em relação à titulação, consideramos um exame positivo aquele com o título mínimo de 1/80, como foi o seu caso. E, de fato, quanto mais baixo o título, menor a chace de associação com doenças reumáticas. De todo modo, cumpre sempre lembrar que como qualquer exame laboratorial, o FAN é um exame complementar à avaliação médica e, isoladamente, não é suficiente para dar nenhum diagnóstico.

A valorização de um resultado positivo de FAN depende do padrão observado e dos títulos detectados num contexto clínico que deve ser avaliado por um médico especialista, no caso um reumatologista.

Espero ter ajudado.

Dra Bruna Aurora Nunes Cavalcante Castro
Reumatologista CRM 3846
Edição: F.C.



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: