TIRE SUAS DÚVIDAS

HOME > TIRE SUAS DÚVIDAS



HOME > TIRE SUAS DÚVIDAS




TIRE SUAS DÚVIDAS


Entre em contato e tire suas dúvidas médicas. Dúvida: Dor na Mama

Pensando em esclarecer suas dúvidas sobre questões médicas, criamos a seção Tire suas dúvidas. Nela, todas as perguntas são respondidas por médicos qualificados.

Publicada em: 10/06/2010



Pergunta
Olá, Meu nome é Lia tenho 28 anos,sem filhos,não fumo,bebo eventualmente,peso 72 kg e tenho 1,64 m de altura. Dia  28/05/10 foi o inicio do meu ultimo ciclo menstrual se encerrando dia 30/05/2010. Faço parte da parcela de mulheres que sofrem de TPM e todos os agravos que uma menstruação pode trazer, como cansaço nas pernas,cólicas,dor nas mamas. Mas o que vem me preocupando na verdade é que dias após o final da menstruação senti dor nos seios, uma sensação de peso, inchaço mesmo. Então fui palpar para ver se tinha alguma alteração, palpei a mama esquerda e não encontrei nada de anormal,então passei para a mama direita e ao palpar senti uma especie de "caroço" entre o quadrante superior direito externo e o quadrante inferior externo,mas lembrei que havia acabado a menstruação a poucos dias e teria que esperar uns 5 dias pra palpar novamente. Então lá pelo dia 4 palpei novamente e senti que o "caroço" continuava lá mas somente no quadrante inferior externo, a sensação de dor já havia passado, mas a preocupação aumentou, pois não havia sumido e ainda tinha mudado de lugar. E agora dia 07/06/10 apalpei novamente e ele voltou para o primeiro lugar que eu o encontrei desta novamente indolor. Tenho uma tia irmã do meu pai que detectou um cancer de colon uterino a mais ou menos dois anos, fez histerectomia, fez o tratamento oncológico e no inicio deste ano descobriu outro no cerebelo. Outras duas tias irmãs tbm do meu pai fizeram uma retirada de nódulo mamário benigno ano passado e outra a mais tempo teve displasia mamária tbm sem malignidade. O que quero saber é quem devo procurar de imediato o Ginecologista ou o Mastologista? E qual a probabilidade de ser um tumor maligno? Também gostaria da indicação de um Mastologista experiente no assunto. Por favor me respondam o mais rápido possivel,pois estou muito angustiada e nervosa.


Obrigada

Lia Costa


Resposta
Calma, Lilia. Não se estresse, pois o mais provável é que você não tenha um problema sério a enfrentar. Primeiro de tudo: o câncer de mama é raríssimo, muito raro mesmo, em mulheres com idade inferior a 35 anos. O mais provável é que você tenha palpado áreas de maior densidade mamária circundadas por tecido mais "mole", ou seja, gordura; o que não significa a presença de uma doença em suas mamas.
Porém, você deve procurar logo uma consulta com ginecologista. Você será examinada, e ela lhe solicitará uma ultrassonografia das mamas (na sua idade a mamografia ajuda muito pouco, pois nesta fase da vida as mamas são densas). A ultrassonografia deverá esclarecer o diagnóstico, definindo se existe um cisto, um nódulo benigno (fibroadenoma) ou simplesmente uma área de predomínio glandular.
E parabéns pelo estilo de vida, sem cigarro, sem álcool e com o peso controlado. Só falta praticares caminhadas/corridas diárias: aí você saberá o que é uma vida equilibrada, saudável.
Até+


Diretoria Médica - Medplan.


Edição: F.C.
10.06.2010



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: