NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




NATURAL


O segredo da boa alimentação está no equilíbrio

Publicada em: 27/07/2005



A vida moderna tem levado as pessoas a cada vez mais mudarem os hábitos alimentares. As comidas de preparo rápido ou mesmo as industrializadas com alto teor de produtos químicos e gordura vêm ocupando o lugar da alimentação natural a base de frutas, verduras e alimentos frescos. Se por um lado se ganha em praticidade por outro pode se estar levando para o prato o início de muitos problemas de saúde, provenientes de distúrbios metabólicos ocasionados pela alimentação errada.

A nutricionista do Medplan Ana Maria dos Santos e Silva observa que a dieta presente em boa parte das mesas de hoje é rica em gorduras, açúcar e produtos industrializados e tudo isso em excesso pode levar a distúrbios metabólicos. ?Sabemos que gordura em excesso na alimentação pode desencadear câncer em conjunto com outros fatores, que pode aumentar o colesterol, aumento de peso; que a dieta rica em açúcar pode desencadear o diabetes e assim por diante?, diz

?Com relação às comidas industrializadas, não há como não lembrar da presença de conservantes, que irritam a mucosa gástrica dentre ouros problemas que podem causar. Mas para uma dieta mais saudável e possível de ser levada adiante é importante ficar de olho na freqüência e quantidade de alimento industrializado que você consome. Se com tantos apelos não se pode fugir dessas comidas, ao menos limite a quantidade e a freqüência da ingestão. Procure consumir alimentos naturais e frescos e ter uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, sal e açúcar refinado?, ressalta Ana Maria.

Ela diz ainda que algumas trocas podem ser feitas, como deixar para consumir refrigerante apenas em ocasiões especiais, no dia-a-dia dando preferência a sucos. ?Em vez de dar salgadinhos industrializados para as crianças dê pipoca feita em casa, que é rica em proteína?, exemplifica reafirmando que o segredo de uma alimentação saudável está no equilíbrio.

 



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: