NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




PASSANDO ARTE


Med Imagem traz exposições de poesia e pintura para público de Teresina

A galeria Passando Arte fica no 4º andar do prédio-passarela da Med Imagem. A iniciativa procura divulgar as obras dos artistas locais e fomentar a cultura.

Exposições podem ser conferidas no 4º andar do prédio-passarela da Med Imagem.

Publicada em: 08/04/2019



Quem for ao 4° andar do prédio-passarela da Med Imagem vai se surpreender com o que vir. Pinturas de cores vibrantes, corações representados em texturas e contextos únicos, poesias que tocam nas finas e duras questões do cotidiano, duas artistas piauienses, duas visões de mundo traduzidas em arte, unidas em um mesmo espaço.

É isso que o público teresinense e os clientes da Med Imagem poderão conferir durante todo o mês de abril na Galeria "Passando Arte". O espaço - que tem como objetivo divulgar as obras dos artistas locais - trouxe este mês as exposições "Pulse" da artista plástica Luciana Leite, mais conhecida como LuRebordosa e "Existência" da poeta Ana Vasconcelos.

"Os poemas que eu selecionei para a exposição tratam basicamente de problemas cotidianos, falam sobre amadurecimento, de como a gente lida com o crescer. É muito essa coisa de expressão, de uma necessidade de expressão mesmo; de querer se conectar e tentar atingir as pessoas, que passam, talvez, pelas mesmas coisas", explica a escritora.

image
"Segredo" é uma das nove poesias da exposição. 

Ana Vasconcelos revelou que começou a escrever na adolescência. "Eu comecei a escrever mais ou menos com 11, 12 anos, mas eu sempre tive essa necessidade de expor o que eu sinto e eu acho que uma das minhas grandes inspirações foi a minha avó (Ana Maria Rêgo), que foi poeta, eu ficava encantada com as obras dela. Eu acho que foi esse meio que o estalo, e daí, eu comecei a escrever e não parei mais, e me encontrei na poesia", afirma.

Para a artista plástica LuRebordosa, a arte é uma "ação política" e não só "estética". Ela nos conta que procura criar uma obra que seja também resistência. "Hoje o que me inspira muito é o feminino, são as questões que envolvem o lugar da mulher na sociedade. A gente vive numa sociedade extremamente machista, o patriarcado toma de conta e dita as normas e as relações de poder. Então, a minha inspiração é antes de qualquer coisa pensar no nosso lugar e dizer que nós exigimos respeito e dignidade, viver com igualdade de direitos e deveres", pontua.

image
As exposições trazem duas visões de mundo para o mesmo espaço.

Luciana Leite explica ainda porque o coração é o centro da sua exposição. "O nome dessa exposição é 'Pulse'. Ela tem como inspiração o coração humano e a gente pulsa desde o momento que vem aqui para esse planeta Terra de expiação. A gente está pulsando o tempo todo. Então, o coração é um órgão, é uma metáfora", disse.

image
"Autorretrato é inspirada na pintura da mexicana Frida Kahlo.

Segundo ela, algumas obras foram feitas especialmente para a galeria da Med Imagem. A artista também elogiou a iniciativa da empresa. "Eu acho que é fundamental essa iniciativa, espero que os outros espaços se vejam incentivados para levar os nossos artistas para as galerias, para os espaços, vamos ocupar tudo com arte", disse, enfática.

A poeta Ana Vasconcelos comemorou a oportunidade. "É a primeira vez que eu exponho os meus poemas em galeria eu estou super-honrada, estou superfeliz de estar podendo divulgar e fazer com que as pessoas possam se sentir abraçadas pela minha arte", afirma.

image
O coração pulsando o nosso anseio de liberdade.

Ana também fez um convite especial para as pessoas visitarem o espaço. "Eu queria convidar as pessoas para acompanharem a exposição no 4º andar da Med Imagem e se puderem dar uma espiadinha, se permitir sentir, estão todos convidados", finalizou.

A organização da exposição e curadoria foram feitas pela equipe de Comunicação do Grupo Med Imagem com supervisão do diretor-presidente José Cerqueira e não aconteceria sem a participação inestimável do setor da Hotelaria.   

Catarina Santiago



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: