NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




ATIVIDADE FÍSICA


Inclua esportes em sua rotina e viva melhor

Publicada em: 01/08/2005



A falta de atividade física, associada a fatores como alimentação inadequada e tabagismo, está por trás de uma série de doenças que afetam a saúde, como problemas cardiovasculares, diabetes, câncer e obesidade. Esses distúrbios respondem por cerca de 55,2% do total das mortes no país, segundo o Ministério da Saúde.

Uma pesquisa intitulada de ?Inquérito Domiciliar sobre Comportamentos de Risco e Morbidade Referida de Doenças e Agravos Não Transmissíveis?, realizada pelo Ministério da Saúde, entre 2002 e 2003, revelou que quase metade da população brasileira das grandes cidades vive no sedentarismo. Para combater a inércia e desfrutar dos benéficos das atividades físicas é importante ter a orientação de um profissional para conhecer as condições ideais para os exercícios, que variam de pessoa para pessoa. Fazer exercícios indiscriminadamente pode trazer riscos à saúde.

Caminhadas ? Para os que não querem entrar na rotina das academias e nem praticar esportes coletivos, a caminhada é uma boa opção, pois não gera grande impacto nas articulações. Entre os seus benefícios, destacam-se a diminuição do colesterol e da taxa de glicose e o aumento da disposição física e intelectual.

Se o exercício escolhido for a corrida, é necessária  uma avaliação profissional para definição da pisada ideal, do ritmo e do tipo de tênis adequado, para não gerar sobrecarga nas articulações. A musculação também exige acompanhamento profissional para prevenir problemas nos músculos e na coluna, pelo uso inadequado de aparelhos ou por excesso de peso.

Outra preocupação dos profissionais de saúde em relação à prática de atividades físicas é a exposição excessiva ao sol, fator de risco para o câncer de pele. Os médicos recomendam a prática de esportes em horários com sol mais fraco ? antes das 10h e depois das 16h.

Fonte: Agência Saúde



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: