NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




MEXA-SE


Exercícios físicos podem evitar até câncer

Publicada em: 02/08/2005



Entre os principais males decorrentes do sedentarismo e do excesso de peso, aparece o câncer. Pessoas obesas têm até 60% mais probabilidade de desenvolver alguns tipos de câncer do que quem pratica exercícios. A relação entre excesso de peso e tumores de mama e próstata tem origem no fato de que as células adiposas não servem apenas de depósito para a gordura excedente. Podem funcionar também como reservatório de hormônios sexuais, extremamente perigosos para a saúde. Assim como o estrógeno, a testosterona (hormônio masculino) serve de ?alimento? aos tumores.

Outra grande preocupação para o Brasil são as doenças cardiovasculares. Essas doenças podem provocar a morte de 30% dos brasileiros vivos hoje. Estudo da Universidade Columbia, nos Estados Unidos, aponta o Brasil como campeão mundial de novos casos de infarto do miocárdio, em 2040.

Uma rotina de meia hora de exercício moderado, cinco vezes por semana, não apenas ajuda a manter o peso ideal e a afastar problemas cardiovasculares como pode prevenir a incidência de alguns tipos de câncer. A atividade física aumenta a eficiência do sistema imunológico e combate os radicais livres (moléculas tóxicas que aceleram o envelhecimento e comprometem o bom funcionamento do organismo). Juntas, a alimentação balanceada e a prática constante de atividade física são capazes de reduzir em 50% os riscos de câncer de mama, em 20% os

Fonte: Agência Saúde



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: