NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




LÁ VEM O SOL


Curta o verão nordestino com cor e saúde

Publicada em: 08/07/2005



O verão nordestino está aí. As praias do Maranhão e do Piauí fervilham de gente bonita nesta temporada de férias. Elas estão em busca, claro, de sol e diversão. Mas antes de aproveitar os raios do astro rei é bom não esquecer algumas dicas quentes de saúde e proteção:

* O sol é a base energética da vida e não é danoso em si. São as ações do homem que têm feito com que as reações do sol se tornem perigosas, entre elas a destruição da camada de ozônio, uso de cosméticos inadequados, exposição inadequada à luz solar, pois o esquema de horários, correspondente à localização tropical mostra que das 9h às 15 h não é recomendada à exposição ao sol. Quando se expõem ao sol nesses horários, recomendam-se produtos de proteção máxima.

*À medida que a pele é exposta ao sol, cria sua própria proteção que é o bronzeamento, resultante da ativação da melanina, ficando menos sensível. Confira abaixo a classificação das necessidades da pele X o fator de proteção solar recomendado.

 

Fototipo de pele  Sensibilidade Queimadura Bronzeamento  FPS mínimo recomendado
  
Muito clara
Extremamente sensível Sempre Nenhum  15
Clara Muito Sensível  Sempre Mínimo  15
Mate/castanha Sensível Moderado Gradual  8
Morena clara Média Sensibildiade Mínima Frenquente  5
Morena escura Pouco Sensível Rara Intenso   3
Negra Não Sensível Nunca  Profundo  2

*Etapas que garantem um bronzeamento duradouro

Etapa 1- Preparação pré-sol (07 a 10 dias antes da exposição): para deixar a pele macia e homogênea faça esfoliação no rosto e no corpo, pois além de eliminar as células mortas promove um bronzeado uniforme. Come a usar loção hidratante pré e pós-sol.

Etapa 2- Durante a exposição ao sol: Proteja a pele aplicando produtos compostos por filtros solares de proteção de amplo espectro UVA e UVB e FPS- fator de proteção solar de acordo com a sensibilidade da pela (como mostra o quadro a cima). Proteja lábios, orelhas, nariz, pálpebras, nuca e cabelos com produtos que contenham filtro solar. Manter a proteção aplicando os produtos a cada duas horas. Consuma bastante líquido, dê preferência aos naturais (água, suco, água-de-coco).

Etapa 3- Manutenção pós-sol: Previna o envelhecimento precoce usando produtos que contenham ativos com a função de acalmar, descongestionar, refrescar, suavizar e manter a hidratação e elasticidade da pele. O sucesso de seu bronzeado e da sua saúde depende de você.

Fonte das dicas: O Boticário

 



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: