NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




ATENÇÃO


Chegaram as férias: cuidado com os acidentes domésticos!

Publicada em: 21/02/2005



Quando chegam as férias ocorre uma mudança radical na rotina de vida das crianças: o confinamento e a rotina dos tempos escolares dão lugar ao lazer e às diversões, à liberdade! Mas não esqueça - tempos de férias são tempos de mais acidentes e suas consequências: fraturas, queimaduras, afogamentos, etc.A finalidade deste texto não é assustar mães e pais, impedindo as crianças de desfrutar da tão merecida liberdade, mas de orientar para que, através de alguns cuidados, tudo corra bem e seus filhos cheguem ao final das férias com a saúde perfeita e as "baterias" recarregadas.

Quais são os principais acidentes domésticos ?
As estatísticas do PRONTOMED INFANTIL indicam como principais acidentes domésticos: ferimentos, queimaduras, quedas, choques elétricos, intoxicações com medicamentos e produtos químicos, mordidas de animais e afogamentos.

E qual é a lesão mais comumente apresentada pelas crianças no momento do atendimento hospitalar ?
Uma em cada quatro crianças é atendida com ferimentos; causados por quedas, fragmentos de vidros, facas de cozinha, tesouras, ferramentas mecânicas, etc. Outras lesões frequentes são as contusões cranianas, e as ingestões de corpos estranhos, tais como moedas, pregos, parafusos, tampas de canetas, partes destacaveis de brinquedos plásticos, etc.

Os maiores responsáveis por tais acidentes são as crianças, seus pais ou as babás ?

Nesta questão não se deve cogitar de definir culpas, e sim de dividir o compromisso de todos que estão em torno da criança com a prevenção. Evitar  uma queimadura é muito mais fácil que tratá-la, e muito mais eficiente que definir culpas ou castigos depois que ela ocorre. Alguns casos, todavia, são característicos da falta de atenção de alguns pais: a mãe de uma criança de 3 anos resolveu matar uma aranha atirando-lhe álcool e, em seguida, ateando fogo. O álcool, em forma de líquido, escorreu em direção à criança, a qual foi atingida pelo fogo e sofreu graves queimaduras. Lições: 1. não se deve eliminar animais peçonhentos, ou quaisquer outras ameaças, ateando-lhes fogo, e 2. sempre deve-se, ao identificar qualquer risco para a criança, retirá-la do local antes de tomar qualquer outra atitude. Em outro caso grave de queimadura, permitiu-se que uma criança de 1 ano e 3 meses se aproximasse do fogão, onde uma panela com leite fervente encontrava-se com seu cabo voltado para a frente. Ninguém percebeu a tempo de evitar que a criança entornasse o cabo da panela, e seu conteúdo, em sua direção. Os ferros de engomar também são causas frequentes de queimaduras graves em crianças.
 
Como evitar acidentes domésticos com crianças?

- Nunca deixe cabos de panelas voltados para a frente do fogão,
- Passe roupas em salas trancadas, longe do alcance de crianças,
- Não deixe a criança perto de piscinas,
- Evite deixar a criança nadar sozinha,
-Use bóias em crianças com idade inferior a 8 anos, sobretudo se sabem nadar,
- Guarde os produtos químicos e medicamentos em armários trancados,
- Evite deixar sacos plásticos, correntes, roupas de dormir com cordão no pescoço ao alcance da criança,
- Afaste móveis, cadeiras e escadas das janelas,
- Instale telas protetoras nas janelas,
- Preste muita atenção em tomadas elétricas e aparelhos eletrodomésticos,
- Prenda as toalhas às mesas com elásticos,
- Não deixe ao alcance copos de vidro, tesouras, alicates ou outros instrumentos cortantes,
- Tenha muito cuidado com comidas quentes,
- Ensine a criança a não se aproximar e a não perturbar animais domésticos
 



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: