NOTÍCIAS

HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




IDOSOS


As barreiras que os idosos enfrentam para aderir aos exercícios

Estudo identifica as principais dificuldades entre as pessoas mais velhas na luta contra o sedentarismo.

Publicada em: 21/03/2019



Independentemente da idade, não faltam alegações para explicar por que é tão difícil estabelecer uma rotina de atividade física. Não à toa, uma investigação feita pelas universidades estaduais de Campinas (SP) e de Maringá (PR) ouviu mais de 900 idosos que frequentavam as chamadas Academias da Terceira Idade a respeito do tema. Nessa população, mesmo tendo à disposição espaços públicos para suar a camisa, surgiram argumentos que vão de preocupações estéticas a falta de interesse, passando pelas limitações físicas e o medo de se machucar (veja gráfico abaixo).

“Curiosamente, os idosos com autopercepção de boa saúde apontaram mais empecilhos para se exercitar do que aqueles que relatam ter a saúde regular ou ruim”, nota o educador físico Daniel Vicentini de Oliveira, um dos autores da pesquisa. Isso pode ser um indicador de que recomendações médicas e o interesse em recuperar a vitalidade funcionam como incentivo para se engajar na malhação.

“Se formos extrapolar os resultados da pesquisa para adultos mais jovens, a falta de tempo deve aparecer como principal barreira para a prática de atividade física”, acredita Oliveira.

image

Fonte: Saúde
Edição: F.C.



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: