FIQUE POR DENTRO

HOME > FIQUE POR DENTRO

FIQUE POR DENTRO

Veja a 1ª imagem de um buraco negro da história, maior que o Sistema Solar

A primeira imagem da história de um buraco negro: ele está cercado pelo brilho de gases atraídos pela gravidade.

Publicada em: 11/04/2019

Astrônomos registraram a primeira imagem da história de um buraco negro, que está localizado em uma galáxia distante da Terra. O buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta – e é descrito pelos cientistas como um "monstro". Essa região está a impressionantes 500 quinquilhões de quilômetros de distância da Terra e foi registrada por uma rede de oito telescópios ao redor do mundo. Informações mais detalhadas serão divulgadas ainda nesta quarta-feira (10) na publicação científica Astrophysical Journal Letters. O professor Heino Falcke, da Universidade Radboud, na Holanda, que propôs o experimento, disse que o buraco negro foi achado na galáxia batizada de M87. "O que nós vemos é maior que o tamanho de nosso Sistema Solar inteiro", afirmou. "Ele tem uma massa 6,5 bilhões de vezes maior que a do Sol. E estimamos que seja um dos maiores que já tenham existido. É absolutamente monstruoso, um campeão peso-pesado dos buracos negros do Universo." A americana Katie Bouman, de 29 anos, criou um algoritmo que permitiu fazer a foto e comprovar a Teoria da Relatividade de Albert Eisntein, divulgada há mais de um século.

Fonte: BBC
Edição: F.C.

Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.

Destaques: