DOSES DE CULTURA

HOME > DOSES DE CULTURA



HOME > DOSES DE CULTURA




DOSES DE CULTURA


Filme: Bacurau

Não há nada igual feito antes. Filme da dupla de diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, além de ser um espetáculo, é também um sucesso.

Publicada em: 05/09/2019



Filme brasileiro de maior sucesso em festivais este ano e com lançamento em dezenas de países de todo o mundo, “Bacurau” estreou no Brasil dia 29 de agosto e já bateu a marca em arrecadação de mais de 2 milhões de reais em bilheteria, só na primeira semana.

Num futuro recente, Bacurau, um vilarejo do sertão nordestino, some misteriosamente do mapa. Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam a acontecer, os moradores da cidade buscam reagir. O roteiro, assim como a direção, são assinados pela dupla de pernambucanos: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles.

Os elementos temáticos do filme explodem na tela desde o início com uma trilha sonora escolhida e magicamente encaixada com a linguagem cinematográfica da dupla. Link para a trilha sonora no Spotify.
O plano de abertura com Gal Costa (Não identificado) ao fundo, passando por composições próprias e fechando com Geraldo Vandré (Réquiem para Matraga) é de arrepiar do início ao fim.

Ao retratar um povo do sertão e o espaço geográfico que lhe cerca, consturaram um enredo com muita violência, sexo, questão de gênero, política, drogas, sobrenatural, separatismo regional... Precisaríamos de mais algumas horas a frente da película para conseguir ver tantas temáticas. Ao mesmo tempo que conseguimos ver muito do Brasil atual apesar de ter sido escrito há anos atrás, ficando em destaque algo muito forte que prevalece a tudo: Resistência. Uma força natural e inerente ao nordestino que consegue meio a sua realidade lutar como ninguém a um ataque aos que lhe são próximos.

O elenco conta com Sônia Braga, Karine Teles, Bárbara Colen, Silvero Pereira, Thomas Aquino e Wilson Rabelo, além de um núcleo de atores estrangeiros formado por Udo Kier, Alli Willow, Brian Townes e Jonny Mars, entre outros. Sônia foi a protagonista do ótimo “Aquarius” (2016), trabalho anterior de Kleber também muito premiado.

image

Bacurau
Data de lançamento: 29 de agosto de 2019 (Brasil)
Direção: Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles
Produtora: Globo Filmes
Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes
Vencedor de Melhor Filme da Competição Internacional Cinemasters no Festival de Munique
Indicado para a Palma de Ouro


F.C.



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: