ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




CUIDADOS


Spywares - Espiões no seu computador

Silenciosos, os spywares são programas que monitoram os computadores coletando informações, que vão desde chats e e-mails, até logins e senhas, e os envia para endereço eletrônico da pessoa que fez o programa espião.

Publicada em: 08/05/2006



Silenciosos, os spywares são programas que monitoram os computadores coletando informações, que vão desde chats e e-mails, até logins e senhas, e os envia para endereço eletrônico da pessoa que fez o programa espião. Estas informações são utilizadas para acesso à internet banking, com fins criminosos, ou repassadas à vendedores de produtos pela internet, estes se utilizam destas informações para enviar propagandas na forma de spam (envio de informações não solicitadas para seu e-mail). Os spywares se auto-executam quando os computadores são conectados à internet e rodam em segundo plano, assim dificultando a sua identificação e remoção.

Muitas vezes, spywares são instalados juntamente com programas freeware (programas grátis), distribuído por uma empresa não confiável, ou através de programas de compartilhamento de arquivos. Um programa que ficou conhecido por facilitar a entrada de spywares nos computadores foi o KaZaA.

Outra porta de entrada são os sites de conteúdo duvidoso, como os de hackers e pornográficos, que executam pequenos programas que dão liberdade para os spywares. Esses sites oferecem janelas que visam à instalação de programas e mesmo ao se clicar em “Não”, as janelas continuam aparecendo para que o usuário autorize a instalação do programa espião.

A maioria dos spywares ataca computadores que tem o Windows como sistema operacional e que estão utilizando o Internet Explorer como navegador.

Com freqüência recebemos mensagens por e-mail de destinatários dos quais não solicitamos nada, ou de listas de correio em que nunca nos registramos. Mensagens que oferecem produtos estranhos e viagens turísticas são resultado, em sua maioria, da ação de spywares.

É importante dizer que nem todos os programas freeware contêm rotinas maliciosas em seus códigos. E algumas ações podem evitar que seu computador seja monitorado indevidamente:

• Não aceite downloads de sites estranhos.

• Instale apenas softwares de sites que você confia e que tenha respaldo no mercado. E mesmo assim leia os contratos de instalação que são exibidos.

• Evite utilizar programas de compartilhamento de músicas, vídeos e arquivos. Estatísticas mostram que a maioria das pessoas que utilizam esses programas está infectada por spywares.

Muitas vezes computadores infectados apresentam algumas das características abaixo:

• Na janela do navegador aparece uma outra que nunca fora visitada antes;

• Várias janelas são abertas quando o navegador é iniciado;

• O computador se torna mais lento e instável;

• Aparecem ícones não colocados pelo usuário no desktop.

Para verificar se seu computador está infectado com spywares, você pode utilizar o Spybot Search and Destroy 1.3, que pode ser baixado em http://users.skynet.be/am276003/spybotsd13.exe . Esse programa varre o computador em busca de espiões e os remove automaticamente. Ele pode ser utilizado também para evitar que programas não autorizados sejam executados em segundo plano.

Instale em seu computador um firewall de internet. Firewall é um programa que monitora as portas de entrada de dados nos computadores, ele também pode tornar mínima a possibilidade de instalação de spywares por sites duvidosos. Em relação àqueles que são instalados com programas baixados gratuitamente, deve-se observar, sempre, se esse programa não pode ser substituído por outro que já exista no seu computador, ou que seja trocado por um mais conhecido que não tenha um histórico de facilitação na entrada de spywares.

Para manter suas informações em sigilo enquanto navega na internet, esteja atento. Aquilo que parece sem valor, ou inicialmente não traz gasto, pode ser uma porta para spywares, e trazer sérios problemas para seu computador.

Por Gedalias Valentim



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: