ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




ARTIGO


Ser pai também é praticar atividade física com os filhos e cuidar da alimentação

Publicada em: 17/03/2006



O estilo de vida atual faz com que os pais, oprimidos pelos compromissos do dia-a-dia, mudem os hábitos alimentares da família. Substituem pratos balanceados e comidas caseiras por pizzas, massas prontas, biscoitos e refrigerantes. Quase nunca praticam atividades físicas, o que acaba refletindo no comportamento das crianças e adolescentes.

Segundo pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo com adolescentes de 10 a 15 anos de escolas públicas e particulares, os novos - e maus - hábitos alimentares contribuem para o aumento de peso dos jovens: 86% dos meninos e 92% das meninas consomem guloseimas diariamente. E 81% dos alunos de escolas particulares e 65% de escolas públicas são sedentários.

"A presença e a participação dos pais na vida dos filhos, durante a infância e a adolescência, são fundamentais na formação de um adulto com hábitos saudáveis", afirma Catarina Wolff, psicóloga e idealizadora de um Núcleo de Prevenção e Tratamento da Obesidade Infanto-juvenil.

É essencial que toda a família reserve um tempo para atividades em conjunto. Uma boa idéia é reunir pais e filhos em exercícios físicos e lúdicos, como campeonatos esportivos e passeios de bicicleta em parques. Brincadeiras tradicionais, como queimada e amarelinha, ajudam a promover interação entre os familiares e a conseguir um estilo de vida mais saudável.

"O objetivo é garantir qualidade de vida a crianças e adolescentes, resgatando hábitos

saudáveis para a família inteira", diz Dr. Nataniel Viuniski pediatra e nutrólogo do Espaço Leve, pioneiro no estudo da obesidade infantil no Brasil e autor do livro "Obesidade Infantil - Um Guia Prático".

Fonte: www.belezaestetica.com



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: