ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




TOQUES PARA UM IDOSO FELIZ!


O tato é sua mais importante forma de comunicação

Publicada em: 28/07/2005



Todos os seres almejam longevidade, entretanto ninguém deseja vivenciar a velhice. Em uma sociedade a qual valoriza e investe nos jovens, o idoso é tratado como inválido e considerado morto ainda em vida. Quanta incoerência tratar como incapazes seres possuidores de vasta experiência, grande sabedoria e honrosos sobreviventes de uma sociedade rapidamente mutável.

A terceira idade é marcada por limitações como problemas de saúde; reflexos reduzidos; manchas e menor elasticidade da pele; diminuição da sensibilidade na palma e dedos das mãos; dificuldade de audição, visão e mobilidade. Percebe-se então que seus órgãos do sentido tornam-se debilitados, comprometendo sua comunicação e percepção de mundo. Como conseqüência, desenvolvem sentimentos de fragilidade e solidão.

Segundo estas limitações, o tato é claramente sua mais importante forma de comunicação e envolvimento emocional. Fica estampada no rosto de pessoas idosas sua grande satisfação após um abraço ou afago recebido. Por meio do toque pode-se transmitir amor, ternura, calor humano, confiança, afeto, desenvolvendo neles uma noção de seres com importância. Encarar o idoso como especial e transmitir esta valorização por meio do toque é fundamental para qualquer ser humano.

Enquanto negligenciarmos esse sentido essencial do nosso corpo exatamente àqueles que mais necessitam dele, manteremo-nos frios e presos a estereótipos preconceituosos alheios às reais necessidades de outrem.


Cada idade tem seu brilho que deve ser descoberto. Um adulto de meia-idade traz uma história escrita em sua mente e corpo, a qual deve ser lida pelos demais com o louvor que ela merece. Substituir a palavra ‘envelhecer’ por ‘amadurecer’ seria um grande passo.

Dra. Laiane Lopes.
Psicóloga



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: