ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




ENCONTROS SOCIAIS


O novo Manual de Etiqueta Urbana (Parte 4 - Final)

Seguir algumas regras de convivência social pode facilitar sua vida nesse mundo cheio de pessoas estressadas, distraídas com a correria diária e lidando com novas tecnologias.

Publicada em: 07/05/2007



As tão conhecidas regras de etiqueta sempre existiram. Mas, muita gente defende que, no mundo moderno, elas já não têm muita importância. Será mesmo? Talvez saber qual o talher adequado para comer salada não seja mesmo relevante. Mas existe um outro lado: acredite! Seguir algumas regras de convivência social pode facilitar sua vida nesse mundo cheio de pessoas estressadas, distraídas com a correria diária e lidando com novas tecnologias. Se você não sabe qual reação ter quando um amigo é demitido ou como proceder quando alguém indesejado lhe adiciona no orkut, confira essas dicas. Você vai perceber que mesmo no caótico mundo moderno ainda é possível uma convivência pacífica.


ENCONTROS SOCIAIS

O que fazer quando você não lembra o nome de um conhecido?

A opção mais honesta: "Mil desculpas, mas seu nome me fugiu completamente. Não sei onde ando com a cabeça". A opção social: peça discretamente a alguém para lhe passar cola. A opção rápida: "Oi, querido(a)! E aí, como é que estão as coisas lá?".


Qual a melhor resposta para uma observação racista durante um jantar?

Manifeste seu desagrado com um firme "desculpe, mas não concordo". Se quiser manter um clima ameno, apesar da estupidez que acaba de ouvir, opte por uma observação do tipo "ei, você vive no Brasil, o país da mistura de raças".


Se você aceita um convite para jantar e a noite foi horrível, tem de retribuir?

Se o jantar foi horrível, certamente o anfitrião não fez de propósito. Faça o seguinte: convide não para sua casa, mas para um restaurante. Chame um casal muito amigo para Cristo e a conversa estará garantida.


Como escolher restaurantes e outras atividades sociais em círculos que envolvem variados salários?

Quando o grupo é misto, vale o degrau menos potente. Sugira um restaurante mais em conta. O desafio é achar um lugar barato e bom. Mas é para isso que servem os descolados, como você.

Como se deve dividir a conta no restaurante ou bar?

O modo mais prático é dividir o total pelo número de pessoas. O mais correto é cada um pagar o seu. Se alguém comeu pratos mais caros e bebeu uísque 18 anos, tem a obrigação de sugerir a divisão correta. Se ele não propuser, engula o prejuízo e divida tudo por igual.


Se você é convidado para um fim de semana na casa de campo de alguém, deve levar algo?

Deve. Leve um vinho, uma coisa para a casa, um bolo feito em casa, um chocolate, um livro, um CD, um DVD. É uma retribuição gentil.


Pode-se dizer aos convidados de uma recepção que fiquem à vontade para pegar bebida na geladeira?

Só para os muito amigos. Em geral, ocorre um problema de trânsito na casa. É melhor arrumar um local separado para as bebidas.


O que fazer se alguém a seu lado numa festa passou perfume demais?

Invente uma desculpa e saia de perto.


Veja Mais - Parte 1 - TRABALHO
Veja Mais - Parte 2 - CONVIVÊNCIA
Veja Mais - Parte 3 - AMIGOS E FAMÍLIA


Fonte: Revista Seleções/ Fevereiro 2007
Edição: Clarissa Poty
07.05.07



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: