ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




ATUALIDADE


O Novo Manual de Etiqueta Urbana (Parte 1)

As tão conhecidas regras de etiqueta sempre existiram. Mas, muita gente defende que, no mundo moderno, elas já não têm muita importância. Será mesmo?

Publicada em: 18/04/2007



As tão conhecidas regras de etiqueta sempre existiram. Mas, muita gente defende que, no mundo moderno, elas já não têm muita importância. Será mesmo? Talvez saber qual o talher adequado para comer salada não seja mesmo relevante. Mas existe um outro lado: acredite! Seguir algumas regras de convivência social pode facilitar sua vida nesse mundo cheio de pessoas estressadas, distraídas com a correria diária e lidando com novas tecnologias. Se você não sabe qual reação ter quando um amigo é demitido ou como proceder quando alguém indesejado lhe adiciona no orkut, confira essas dicas. Você vai perceber que mesmo no caótico mundo moderno ainda é possível uma convivência pacífica. Abordaremos inicialmente a etiqueta urbana no Trabalho:

TRABALHO

O que fazer quando alguém lhe pede ajuda para conseguir um emprego e você não o considera qualificado para o posto?

Diga que não tem influência suficiente nesse nível da empresa. Ninguém precisa recomendar alguém que não considere qualificado, mas não há por que chamar a pessoa de incompetente. Você pode, sim, incentivar uma mudança que aumente as chances de emprego dela.


O que dizer a uma pessoa que acaba de ser demitida?

O mesmo que se diz a alguém que acabou de levar um fora. Que essa pessoa em breve conseguirá algo melhor, que nos últimos tempos ela vinha falando em tentar outras experiências... Se for alguém próximo, ligue de vez em quando, convide-o para sair. A amizade não termina no trabalho.


O que você deve fazer se vir alguém chorando no trabalho?

Se no seu trabalho todo dia tem alguém chorando, faça apenas um sinal de solidariedade e um comentário bem-humorado. Se a situação for extraordinária, pare e pergunte se pode ajudar. Se a pessoa for apenas conhecida e já tiver amigos consolando-a, fique na sua para não aumentar o constrangimento dela.


O que fazer se você vir alguém de seu trabalho numa situação comprometedora em outro lugar?

Saia do lugar o mais rapidamente possível. E esqueça o que viu.


Deve-se tomar bebidas alcoólicas em festas de trabalho?

No máximo, dois copos. Melhor, um. Ou meio. A festa é fora do escritório, mas a ressaca pode acompanha-lo durante anos.


Como escolher o toque de seu celular no trabalho?

Evite qualquer um que seja alto ou tenha som de trombeta de gado, buzina de calhambeque e música funk. O toque deve ser suave, o mais parecido possível com o toque do telefone tradicional. E baixo.


Você recebe convite para um chá-de-panela, mas não quer ir. E agora?

Não vá. Compre um belo presente, entregue e diga que tem um dentista na hora. Ou lembre aquele seu problema de coluna, que tem tirado seu sono ultimamente. Pequenas mentiras polidas e sociais são úteis e plenamente admissíveis.


É aceitável decorar a mesa de trabalho com fotos de família, plantas, bichinhos e adesivos?

Há empresas que até incentivam a "decoração". A intenção, em geral, é criar um clima familiar. Mas o resultado, normalmente, é dificultar o trabalho do pessoal da limpeza. Mesa de trabalho é para trabalhar. Mantenha sua papelada bem arrumada. Pode pendurar seus lembretes na tela do computador, como costumam fazer os americanos, mas contenha-se no número de bichinhos e adesivos. No máximo, cole uma foto de alguém importante no canto da mesa.


Como recusar encomendas de colegas de trabalho quando você vai viajar para o exterior?

Diga: "Se der, eu trago". Na volta, diga que não encontrou exatamente o que foi pedido, que lamentavelmente perdeu a lista de encomendas antes de embarcar.


Fonte: Revista Seleções/ Fevereiro 2007
Edição: Clarissa Poty
18.04.07



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: