ARTIGOS

HOME > ARTIGOS



HOME > ARTIGOS




IMPORTÂNCIA


Infância é tempo de muitas brincadeiras

Publicada em: 11/10/2005



Nos dias de hoje, as brincadeiras estão cada vez mais escassas. Atualmente o brincar caiu no esquecimento, tanto pela família, quanto pelas crianças, e foi sendo substituído pelo shopping e o computador. As brincadeiras são essencialmente positivas no desenvolvimento motor e cognitivo, crianças que brincam projetam melhor o futuro.

Os pais têm um papel de suma importância não só na educação dos filhos, mas também são responsáveis em grande parte pelo desempenho comportamental de seus filhos, principalmente durante a infância. Crianças devem ser estimuladas a brincar desde cedo e se possível sempre em contato com os pais. Estes podem contribuir através da interação com seus filhos, aumentando o vinculo familiar e social da criança, evitando assim problemas como timidez, retraimento e isolamento social.

Nos dias de hoje as crianças cada vez mais estão sendo tratadas como adultos, com “mil e uma tarefas e obrigações” e a maior consequência  da “falta do brincar” é o amadurecimento precoce, levando essas crianças a assumirem um papel de adultos, quando deveriam ser apenas crianças.

É importante que os familiares sentem com seus filhos e brinquem, definam regras e horários para as atividades, reservando um horário para brincar; desta forma não sobrecarregam as crianças e ainda irão proporcionar momentos agradáveis e de grande contribuição no desenvolvimento comportamental da criança.

Criança que brinca é uma criança mais feliz!!!

Ser criança é brincar;

Ser criança é ficar sem fazer nada;

Ser criança é descobrir o mundo

Sem perder acima de tudo a Fantasia!

 

Dra. Érica Reis

Psicóloga

CRP11/03308



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.







Destaques: