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Como anda sua postura diante do computador?

Às vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, e completamente inconscientes da nossa postura.

Publicada em: 19/08/2010



Às vezes não nos damos conta de que passamos a maior parte do dia trabalhando mal posicionados, e completamente inconscientes da nossa postura. Nos transformamos em uma máquina, reduzimos todo nosso corpo a uma grande cabeça cheia de preocupações e vamos automaticamente desempenhando nossas tarefas, com o único foco de dar conta de tudo. O resultado disso ao longo do tempo é um corpo bloqueado, cansaço extremo e noites mal dormidas. Condições básicas para o surgimento de dores crônicas e doenças relacionadas ao trabalho.

Passar a prestar atenção na nossa postura diária não custa muito, garante melhor desempenho no trabalho, nos poupa energia física e deixa a mente mais acordada. O primeiro passo para ganhar boa consciência corporal é praticar qualquer atividade física. Aquela aque faz você se sentir bem e dê prazer.

Quando nos exercitamos ficamos mais próximos do nosso corpo e ouvi-lo e respeitá-lo fica mais fácil. O segundo passo é cuidar para que o corpo não "desmorone na cadeira" ou que não tensionemos demais os músculos e articulações nas atividades diárias.

A seguir algumas dicas básicas para cuidar da sua postura:

1 - Ao sentar-se certifique-se de que está sentado sobre os ísquios (os dois ossos pontudos da bacia, que ficam na transição entre os glúteos e o púbis). Para saber bem onde estão seus ísquios sente-se no chão e procure encostar esses ossinhos bem no chão.Se for preciso apalpe-os com as mãos. Quando sentamos nos ísquios automaticamente endireitamos toda a coluna, o que não acontece se sentarmos sobre o osso sacro, que fica na base da coluna, e nos curvamos para frente ou pra trás.

2 - Quando estiver sentado na cadeira os pés devem ter um apoio firme no chão. Se você não alcançar apoie os pés num banquinho pequeno, ou numa pilha de livros, o importante é que os joelhos fiquem num ângulo de 90 graus. Isso ajuda a não sobrecarregar a coluna lombar.Se o ambiente de trabalho permitir, também é válido adotar a postura sentada com pernas cruzadas "de índio", mesmo sob a cadeira, também é uma forma muito saudável de se sentar.

3 - A altura da mesa e cadeira estão boas pra você se os antebraços ficam apoiados sobre a mesa ou o teclado do computador sem estarem muito encolhidos, ou muito distantes. O importante é que os ombros fiquem confortáveis, sem tensão e principalmente longe das orelhas!

4 - A altura dos olhos em relação à tela do computador é outro fator muito importante. Os olhos devem alcançar a tela sem que você precise abaixar ou levantar o pescoço.Ao longo do dia isso causaria contrações desnecessárias e dores na cervical e maxilar. A tela do computador deve ter uma luminosidade adequada e as máquinas mais antigas geralmente pedem o uso de filtro sobre a tela para não estressar os olhos.

5 ? Alongue-se! Faça pequenas pausas de pelo menos cinco minutos a cada hora de trabalho. Levante-se, mexa-se e alongue pescoço, braços e as mãos para desfazer as tensões.

6 - Certifique-se de que a temperatura do ambiente esteja agradável, com boa iluminação, sem lâmpadas piscando. Veja também se a ventilação está adequada e se o nível de ruído no ambiente está dentro do aceitável. Tudo isso interefere no conforto físico necessário para desempenhar o seu trabalho.

7 - Nunca deixe de atender às suas necessidades fisiológicas, não segure demais antes de ir ao banheiro, nem deixe a fome apertar constantemente. Poucas coisas fazem tão mal à nossa saúde quanto isso. Parece um absurdo mencionar este item, mas é cada vez mais comum no mundo corporativo as pessoas "não terem tempo de ir ao banheiro" ou passarem longos períodos sem se alimentar!

8 - Evite ao máximo almoço de negócios, reuniões de pauta ou qualquer coisa do tipo durante as refeições. Neste o horário sua mente e seu corpo devem descansar, focar apenas nos sentidos e guardar sua energia para a boa digestão dos alimentos. Fato fundamental para a boa disposição e saúde.

Como você pode ver estas são atitudes muito simples somadas ao bom senso, mas que fazem toda a diferença em nossas vidas. Respeito a si mesmo e dignidade são nossos direitos. Se sua empresa ou chefe não proporcionam essas condições para seus empregados, questione! Cuide-se e faça sua parte! Isso refletirá em toda a sua vida e nas pessoas ao seu redor.

 

Texto: Karin Fromm ? Fisioterapeuta - Fonte: MSN Brasil
Enviado por Recursos Humanos - Prontomed
Edição: F.C.
19.08.2010



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