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Sete dicas para transformar a atividade física em hábito

Praticar exercícios deve ser uma ação comum no seu dia a dia - e não uma obrigação.

Publicada em: 21/07/2017



Ir à academia ou praticar alguma atividade física todos os dias pode ser uma tarefa difícil para muitas pessoas - ainda mais quando o tempo é curto. Com isso, os exercícios se transformam em obrigação ou até ficam em segundo plano. Porém, eles devem ser habituais na rotina de uma pessoa. Listamos sete dicas que vão ajudar a encaixá-los no dia a dia e entrar em forma.

MESCLE OS EXERCÍCIOS

Você não precisa fazer sempre o mesmo treino de musculação ou correr todos os dias na esteira. Alterne as atividade físicas para não cair na monotonia. Faça yoga em um dia e no outro um exercício aeróbico, por exemplo. Se você não ficar entediada, terá mais vontade de continuar frequentando a academia.

OCASIÃO PERFEITA NÃO EXISTE

Não comece a fazer exercícios uma semana antes de uma festa só para usar "aquele" vestido. Você irá se exercitar mais do que deveria para perder peso rápido e ficará exausta. Além disso, há grandes chances de parar com as atividades depois que o evento passar. Os exercícios precisam fazer parte do seu lifestyle e não serem exclusivos da vaidade.

EXERCITE-SE NO SEU TEMPO LIVRE

Não importa se você só tem 15 minutos para se dedicar a isso. Use esse pequeno tempo. É melhor fazer pouco exercício do que não fazer nenhum. Se você praticamente não tem horários livres para ir à academia, faça polichinelos em casa, por exemplo, com uma música alta que dê ânimo. 

BEBA MENOS

Durante a semana, tente ao máximo evitar o consumo de álcool. Os dias já são exaustivos sem você beber. Mas se tomar um drink em uma segunda-feira, você não conseguirá acordar cedo para malhar no dia seguinte. Estudos indicam que uma noite de bebedeira para a mulher faz com que ela durma mais nos outros dias, pois o álcool dimunui os níveis de energia no corpo. Então, deixe para beber nos finais de semana. 

MEXA-SE MESMO COM OS MÚSCULOS DOLORIDOS

Não faça exercícios intensos, como levantar peso, quando estiver com dores musculares. Mas uma corrida leve ou caminhada podem ajudar a aliviar esse incômodo mais rapidamente do que quando você corta os exercícios e espera a dor passar.

DURMA BEM

Quanto mais você se exercitar, mais desejará por uma boa noite de sono. É como um ciclo vicioso. Se você dorme à meia noite e precisa acordar bem cedo para uma aula de pilates, por exemplo, isso pode não funcionar direito.  

FOQUE EM COMO IRÁ SE SENTIR

A maioria das pessoas tendem a fazer academia apenas para ficarem com o corpo bonito, mas antes disso é mais importante se sentir bem. Os exercícios físicos precisam ajudar a ter mais energia e disposição durante o dia. Se você conseguir isso, ficará estimulada para continuar com as atividades. Como consequência, conseguirá também manter a forma.

Fonte: MarieClaire
Edição: F.C.