HOME > VIDA LEGAL



HOME > VIDA LEGAL




VIDA LEGAL


Musculação ajuda a prevenir câncer e morte prematura, diz estudo

Para ter uma boa saúde, não basta correr ou caminhar – é preciso trabalhar os músculos também.

Publicada em: 2017-11-08 17:15:00



Há muitos anos se ouve que, para evitar os danos do sedentarismo, é importante levantar do sofá e se mexer – dar uma volta no quarteirão, pedalar, correr no parque, caminhar na praia… Mas só isso não é suficiente. Fazer exercícios de força, aqueles que trabalham os músculos, também é fundamental para ter uma boa saúde e prevenir morte prematura e males como câncer. É o que aponta um novo estudo da Universidade de Sidney, na Austrália, publicado no último dia 1º de novembro no periódico científico American Journal of Epidemiology. O levantamento merece respeito: os cientistas avaliaram mais de 80 mil homens e mulheres que vivem no Reino Unido!

E os resultados são impressionantes. Notou-se que aqueles que costumam fazer atividades focadas nos músculos apresentam um risco 23% menor de morrer cedo por qualquer causa, além de uma probabilidade 31% mais baixa de falecer por câncer. “O trabalho mostra que exercícios que promovem força física são tão importantes quanto corrida ou bicicleta”, comenta Emmanuel Stamatakis, principal autor do artigo.

Funcional também vale

Não curte puxar ferro? Sem problemas. Segundo a pesquisa australiana, não é só a musculação clássica (aquela com aparelhos) que promove essas vantagens. Exercícios que usam apenas o peso do corpo, como os praticados no treino funcional, são igualmente eficazes.

“Muitas pessoas se sentem intimidadas pelos custos e a cultura das academias. Então, é ótimo saber que qualquer um pode fazer exercícios de tríceps, abdominais, flexões ou afundos em casa e obter os mesmos benefícios”, analisa Stamatakis. Mas lembre-se: a orientação de um profissional de educação física é essencial para a execução correta dos movimentos e a prevenção de lesões sérias, ok?

Quanto fazer

Se você não consegue malhar todos os dias, não esquenta. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que adultos pratiquem exercícios de força duas vezes por semana e 150 minutos de atividades aeróbicas (meia horinha de caminhada por dia, de segunda a sexta). É possível, vai? Pelo bem da sua saúde – agora e no futuro.

 

Fonte: Boa Forma
Edição: F.C.