HOME > SALÃO DE HUMOR



HOME > SALÃO DE HUMOR




SALÃO


Levamos a exposição do 9º Salão Medplan de Humor para o Colégio Gauss

Alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar poderão apreciar e se divertir com os desenhos escolhidos.

Publicada em: 04/09/2017



O Colégio Gauss recebe nesta semana a exposição com as 40 obras selecionadas para a mostra do 9º Salão Medplan de Humor. Os 1360 trabalhos recebidos neste ano de diversos lugares do mundo tentaram retratar com originalidade e criatividade o tema escolhido desse ano: o casamento. A edição contou com a ilustração de artistas da Argélia, Espanha, Argentina, Áustria, Austrália, Bélgica, Bósnia, Indonésia, China, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Checa, Egito,Estônia, Itália, França, Alemanha, Grécia, Guatemala, Índia, Croácia, Irã, Israel, Cazaquistão, Kosovo, México, Sérvia, Nigéria, Peru, Filipinas, Polônia, Portugal, Romênia, Rússia, Eslováquia, Turquia, Ucrânia e Uruguai - além claro, dos brasileiros, garantindo, desta forma, o recorde em quantidade de ilustrações e de países. 

A exposição circula por vários pontos no estado como escolas, faculdades e outros espaços públicos, levando a proposta de oferecer ao público reflexões em forma de arte e de bom humor.

O 9º Salão Medplan de Humor contou com a participação especial do caricaturista Luiz Carlos Fernandes, de São Paulo. Ele integrou a comissão que escolheu o trabalho vencedor na categoria de caricaturas e falou sobre o carinho que tem por Teresina. O evento este ano distribuiu aos vencedores um total de R$ 14.000,00 em dinheiro.

image

Vencedores

O vencedor desta edição foi Engin Selçuk, da Turquia, com um desenho muito romântico e traço refinado retratando uma cena de Titanic (título da obra) com um casal de idosos. Ele levou o prêmio máximo de R$ 5 mil reais. O segundo colocado que ganhou também o Prêmio Internet foi o brasileiro de Joinville-SC, Paulo Sergio Jindelt, com bem-humorada obra Ovelha agarrada. Ele ganhou RS 5 mil reais no total.  O Prêmio caricatura foi conquistado por Duarte (São Mateus-MA) com uma ilustração de Oscar Niemeyer feito inteiramente com caneta "bic".

Colégio Gauss

O Colégio Gauss tem a preocupação de desenvolver no aluno a capacidade de pensar e construir desde os anos iniciais: os alunos são estimulados a manter uma postura criativa e crítica, diante dos desafios propostos, tornando, assim, capazes de fazer novas leituras da realidade. A sua metodologia de ensino está voltada para a formação social e cultural, despertando, em crianças e jovens, a consciência de seu papel como agentes transformadores da sociedade. 

O Salão Medplan de Humor serve nesse momento de apoio pedagógico, um instrumento onde os professores podem trabalhar os diferentes pontos de vista sobre o tema abordado na exposição: o casamento!

image

Edição: F.C.