HOME > NOTÍCIAS



HOME > NOTÍCIAS




ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL


Diabetes e sobremesa: combina? Com essas 5 ideias, sim!

Com o devido monitoramento da glicemia, eles também podem comer doce.

Publicada em: Sexta-feira, 06 de Outubro de 2017



Diabético tem que cuidar do que come,  certo? Mas não é por isso que ele deve sofrer com a falta de sabor nos alimentos. Aqui, já mostramos que é possível fazer escolhas saudáveis em não uma, não duas, mas todas as refeições do dia – café da manhã, almoço, lanche e jantar. E na hora da sobremesa?

Pois bem. Parece que esse pequeno “agrado” após as refeições é, por si só, um sinônimo do excesso de açúcar, não é mesmo? Nas sugestões de troca alimentar que fizemos abaixo, no entanto, você vai entender que não é bem assim. Olha só:

Chocolate ao leite por amargo

A sugestão é abrir espaço para os tabletes com 60, 70 e até 90% de cacau. A medida ajuda a reduzir o consumo de açúcares e gorduras e, o melhor, aproveitar os antioxidantes, substâncias que resguardam os vasos sanguíneos. Só não vá extrapolar! Aliás, o mesmo recado serve para os doces diet. Embora não contenham açúcar, eles geralmente são gordurosos e calóricos.

Mousse de chocolate por doces de fruta com queijo

Não que a mousse seja proibida, longe disso! O prazer à mesa é essencial. Mas substituí-la por uma goiabada sem açúcar junto de um pedaço de queijo branco oferta vitaminas e faz com que a liberação da glicose seja gradual, o que nos poupa dos picos de insulina.

Sorvete cremoso por picolé de frutas

Aqui, a sugestão é a de observar os rótulos e optar por produtos à base de água. Fuja de sorvetes cremosos e que possuem gordura hidrogenada na formulação. É que esse tipinho está por trás de danos às artérias e ao coração – às vezes já maltratados por causa do próprio diabetes.

Bolo de creme e chantilly por um com geleia de frutas

Além de menos calórico, o bolo substituto não é tão engordurado, já que está livre de chantilly. Dê prioridade às receitas com geleia sem açúcar e farinhas integrais na composição. Ingredientes como aveia, cacau e, claro, frutas são sempre bem-vindos.

Fonte: Saúde
Edição: F.C.