Notícias

 voltar


Você é obeso ou tem obesidade?!

Ter saúde é ter equilíbrio em todos os sentidos e não ter um peso “X”.

Publicada em: 03/05/2018



É impressionante como nossa sociedade ama um julgamento e intrínseco a isso, estão os rótulos. Como consequência, a discriminação passar a ser uma atitude negativa e que minimiza a magnitude do ser humano.
Quando a temática envolve a obesidade, rapidamente podem vir vários pensamentos sobre quem é obeso, como por exemplo: todo obeso é uma pessoa preguiçosa, desleixada, que como sem controle, feia, infeliz e por aí vai.
Graças à ciência, já se sabe muitos sobre o diagnóstico, prevenção e consequências dessa doença, porém, pouco se explora e fala-se sobre a pessoa que está por trás da mesma.

Antes de mais nada, queria deixar bem claro que você não é OBESO, você tem uma doença chamada OBESIDADE. Você é muito mais do que seu corpo e do que os sintomas de uma doença crônica.

Nesse sentido, não excluindo a pessoa obesa e se relacionando com ela e com sua doença, passamos a olhar de uma maneira macro e singular. Compreender os sentimentos, pensamentos e emoções que o sujeito que tem obesidade vivencia é proporcionar qualidade de vida e saúde mental para o mesmo.

Se dar conta de que saúde não tem a ver com peso, de que comida não ter a ver com corpo e que felicidade não tem a ver com padrão de beleza, é um possível sim olhar pra si, e se aceitar a maneira que você é.

Então, eu enquanto psicóloga que trabalha em um programa de obesidade, vos digo: vocês são muito mais do que o peso. Não se limitem. Não se rotulem ou entrem na onda de quem vive nesse mundo de preconceitos. Se amem do jeito que vocês são. Ter saúde é ter equilíbrio em todos os sentidos e não ter um peso “X”.


Ana Cláudia Silva Carvalho
CRP – 21/01695
Psicóloga do Programa Mais por Você
Edição: F.C.



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.











SIGA O MEDPLAN

RECEBA NOVIDADES

BAIXE O NOSSO APLICATIVO





logo

© 2004-2018 Medplan Assistência Médica. Todos os direitos reservados. Fale com o Medplan: (86) 3131-0700 | medplan@medplan.com.br - Atendimento 24h: (86) 3131-0700 Informações: (86) 3131-0700 - Rua Coelho Rodrigues, 1921 - Centro CEP 64000-080 TERESINA-PI

ans  crm