Notícias

 voltar


Artigo: Mudança, o que isso significa para você?

Como mudar, como ter novos hábitos se não temos nem o domínio e conhecimento de si próprio?

Publicada em: 19/01/2018



É comum ouvirmos ou lermos a palavra empoderamento, que significa apropriar-se de si mesmo e resgatar a sua autonomia. Pois bem. Assim parece fácil, né? A mídia passa isso como se fosse a receita para a felicidade, mas até chegarmos nesse patamar de nos dominarmos, é preciso mudar.

Nessa perspectiva de mudança associada ao mês de janeiro, que por si só, já é bem reflexivo (eu olho para o ano que passou, vejo o que conquistei ou não, o que deveria ter melhorado e não fiz...), surgiu em 2014 a Campanha do Janeiro Branco, que objetiva convidar as pessoas a pensarem sobre suas vidas, o sentido e o propósito da mesma, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos.

Porém, toda mudança implica uma ameaça ao nosso eu, a nossa identidade, é como se abríssemos mão de nós mesmos para dar lugar a uma nova pessoa, por isso que mudar é difícil, é doloroso. Agora, como mudar, como ter novos hábitos se não temos nem o domínio e conhecimento de si próprio? Por isso, a insistência e a Campanha do Janeiro Branco ratificam esse pensamento de que olhar passa si, para nossa subjetividade é de suma importância. Quando isso não acontece, a sociedade e nós adoecemos. Estamos presos a estigmas, a conceitos e modelos estereotipados de corpo, de comportamento, de cabelo, sendo que cada indivíduo é único e singular.

Reconhecer essa unicidade é um grande passo para ir de contra a uma sociedade preconceituosa que não aceita o diferente. Mas antes da sociedade aceitar, aceitemo-nos primeiro. Vamos reconhecer nossas potencialidades e limitações, para depois nos empoderarmos.

Desejo a todos vocês mais amor próprio, mais cuidado com nossa vida. SEJA MAIS, POR VOCÊ!

 

Ana Cláudia Silva Carvalho
CRP – 21/01695
Psicóloga do Programa Mais por Você

                                                               



Comentários (0)

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.











SIGA O MEDPLAN

RECEBA NOVIDADES

BAIXE O NOSSO APLICATIVO





logo

© 2004-2018 Medplan Assistência Médica. Todos os direitos reservados. Fale com o Medplan: (86) 3131-0700 | medplan@medplan.com.br - Atendimento 24h: (86) 3131-0700 Informações: (86) 3131-0700 - Rua Coelho Rodrigues, 1921 - Centro CEP 64000-080 TERESINA-PI

ans  crm