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A importância da saúde intestinal no emagrecimento

Uma flora intestinal desequilibrada promove prejuízos no funcionamento do nosso organismo, influenciando, inclusive, o emagrecimento e bem-estar. 

Publicada em: 11/01/2018



Você sabia que o nosso intestino funciona como um segundo cérebro e que tem funções muito importantes para a manutenção da nossa saúde? Uma flora intestinal desequilibrada promove prejuízos no funcionamento do nosso organismo, influenciando, inclusive, o emagrecimento e bem-estar.  O desequilíbrio no que chamamos de microbiota ou flora - bactérias hospedeiras que vivem no ambiente intestinal - tem como consequência o aumento de peso e inflamação, contribuindo também para o surgimento de outras doenças associadas, como o diabetes, e aumento da frequência de infecções por reduzir a imunidade.

Para entender um pouco mais sobre essa situação, podemos imaginar que existem dois tipos de bactérias no nosso intestino, as consideradas “ruins” que são associadas a diversas doenças, e as bactérias “boas” que auxiliam na digestão e na manutenção da barreira intestinal contra organismos invasores, causadores de doenças.

Quando temos uma alimentação errada, rica em alimentos refinados ou ultraprocessados (aqueles mais industrializados) e pobre em nutrientes, a nossa população intestinal de bactérias boas é reduzida e favorecemos o aumento da população de bactérias ruins.

Por outro lado, em situação de alimentação rica em cereais integrais e alimentos naturais, fornecemos o combustível que nossas bactérias boas precisam para o correto funcionamento intestinal, tendo impacto até mesmo sobre a perda de peso, por influenciar o gasto de energia diário, reduzir a inflamação e aumentar o aproveitamento de nutrientes.

Nesse sentido, diversos estudos têm sido conduzidos com o objetivo de verificar a importância da existência de uma microbiota intestinal saudável e sua influência na perda de peso, obtendo resultados positivos, como o estudo de Silva e seus colaboradores, publicado na revista Nutrición Hospitalaria em 2014.

Podemos alcançar essa saúde intestinal com a manutenção de um padrão alimentar saudável, rico em vegetais crus, em frutas, em legumes cozidos e em cereais integrais, a exemplo da aveia. Outro aspecto importante é o consumo de iogurtes com bactérias vivas, em particular os lactobacilos que fazem parte da nossa flora intestinal, alimento denominado probiótico, que estimula a colonização do intestino por bactérias benéficas. Procure um Nutricionista que possa te ajudar nessa reeducação de hábitos alimentares para a promoção da função intestinal.

Juliana Soares Severo
CRN6/16504
Nutricionista do Programa Mais por Você
Edição: F.C.



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