HOME > MAIS POR VOCÊ



HOME > MAIS POR VOCÊ




MAIS POR VOCÊ


Mais por Você promove palestra sobre Câncer de Mama na York Distribuidora

O assunto foi apresentado pela enfermeira Fernanda Lira e contou com a participação especial de Cristina Miranda, criadora do Projeto Borboleta.

Publicada em: 09/10/2017

Em alusão à campanha “Outubro Rosa”, realizada mundialmente no mês de outubro com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do Câncer de Mama, o Programa Mais por Você, do Medplan, promoveu na manhã desta segunda, dia 09 de outubro, uma palestra sobre o tema. O assunto foi apresentado pela enfermeira Fernanda Lira e contou com uma participação especial.

Na explanação, Fernanda Lira apresentou alguns dados estatísticos sobre a doença, que é a maior causa de mortes em mulheres na atualidade.

Em seguida, foi abordada a importância do diagnóstico precoce como fator chave para a chance aumentar as chances de superar a doença. “Fazer a mamografia na idade adequada pode reduzir em 30% a taxa de mortalidade por câncer de mama”, destacou.

image
Fernanda Lira ministrou palestra educativa sobre o Câncer de Mama

A enfermeira apresentou ainda os principais fatores de risco para o surgimento da doença, bem como as formas de prevenção e de tratamento.

 

Participação especial

 

Após a palestra da enfermeira Fernanda Lira, o público presente recebeu a visita da técnica em laboratório Cristina Maria de Sousa Miranda, de 48 anos. Ela recebeu o diagnóstico de câncer de mama em 2016 e desde então teve a vida modificada.

Ela superou a doença e contou um pouco de sua trajetória de enfrentamento à doença. Ela é uma das integrantes do Grupo “Divas em Forma”, que estimula pacientes que já enfrentaram o câncer de mama a manter hábitos saudáveis e criadora do Projeto Borboleta, que busca levantar autoestima das mulheres que passaram pela doença.

image
Cristina Miranda levou sua experiência com o Câncer de Mama para o público presente

 

Cristina propôs divertidas dinâmicas e mostrou que a resiliência é um fator crucial para o sucesso do tratamento. “A vida é como uma câmera. Foque no que é importante, capture bons momentos, desenvolva a vida a partir dos negativos. E se as coisas não derem certo, tire outra foto”, finalizou.

De acordo com a psicóloga da Distribuidora York, Lívia Vilela, a palestra foi muito interessante e proveitosa para as colaboradoras. “Além de ter sido educativa, a palestra trouxe a vivência de quem passou pela doença, permitindo uma assimilação muito maior”, analisa.

Ao final da atividade, as participantes receberam brindes do Medplan.

 

A.N.